Aproveitar bolo

Mais uma dica, para as donas de casa, em tempos de crise...

Com tanta fornada de bolos, pão e  croissants, brioches etc, cá em casa, há  sempre bolo que fica mais seco, ou meio duro e hoje venho dar uma ideia, para aproveitar esse bolo ou queques, bolachas etc que  já ninguém come.
Coloque os bolos, ou pedaços de bolo, partidos  sobre um pano limpo e na superfície de trabalho, partido o mais pequeno que conseguir.
Com outro pano cubra  os pedaços de bolo (pode usar  película aderente), role o rolo da massa até moer os pedaços numa espécie de farinha, grossa, ( estilo farinha de milho grossa).
Se colocar no processador, não  deixe que fique em pó.

Numa taça,  acrescente a esta farinha de bolo, dois ovos pequenos, 100 gramas de manteiga  amolecida e  não derretida. amêndoas em lâminas  e nozes, Uma colher de sopa de mel. A massa fica levemente pegajosa, mas não mole. Se necessário(porque a massa fique muito pegajosa e  a colar-se às mãos,  acrescente duas ou três colheres de flocos, ou farinha de papa para crianças.

Não leva açúcar.
Forre um tabuleiro e forme com as mãos  pequenas bolas que achata sobre o papel vegetal ( aconselho o amanteigado) fazendo bolachas.
Sobre estas  coloca ou flocos de aveia ou flocos de chocolate ou ainda amêndoa laminada ou nozes, sultanas...o que quiser.
Forno pré-aquecido a 180ºC, e 12 minutos depois, terá umas bolachas maravilhosas, estas da imagem, feitas com resto de bolo de manteiga e de chocolate. Se quiser que fiquem bem escuras, adicione à massa, pedacinhos de chocolate, ou três colheres de chocolate em pó.


Usei amêndoa laminada e posso garantir-vos ficaram divinas!!!

Comentários

Mensagens populares