Tarte de maçã

 Bom dia!!


Que tal uma sobremesa ou um lanche diferentes? Óptima  também para comer fria, com uma bola de gelado.


Para acompanhar o café depois  do almoço ou jantar, ou para acompanhar o chá  ao final da tarde, uma bela e simples tarde de maçã,  porque estamos no tempo delas.


Vai precisar:  Para a confecção da  tarte: Massa quebrada  ou folhada, 4 maçãs, dois ovos, duas colheres de sopa de açúcar, meia chávena de leite, se gostar de canela, uma colher de chá. Raspa de meio limão. Esta que está na imagem, foi com massa quebrada, caseira, como segue abaixo.


Massa quebrada 
 Ingredientes que precisa para a confecção :


250 ml de água 
2 colheres de sopa de azeite  
casca de limão q.b.  
125 gr. de farinha  
1 colher de chá de sal


Preparação:


1) Num tacho,  leve  a ferver a água com o sal, o azeite e a casca de limão.
2) Junte  a farinha de uma só vez, e em lume brando e com uma colher de pau,  mexer até a massa começar a descolar das paredes do tacho e formar uma bola compacta (este processo é muito rápido)
3) Desligue o bico do fogão, retire  a casca de limão e coloque  a massa sobre a bancada da cozinha para que esta  arrefeça..
4) Quando estiver com uma temperatura que permita ser trabalhada, polvilhe as mãos com farinha e amasse mais um pouco. Pegue no rolo da massa e trabalhe a massa, até adquira um centímetro de espessura. Coloque sobre a tarteira  previamente untada e polvilhada,  e corte os excessos. 
Pode com estes pedacinhos, acrescentando um pouco de açúcar pilé, fazer umas bolachinhas.
Descasque as maçãs e coloque às meias luas criando o efeito que mais gostar, sobre a massa,  


À parte bata  os seguintes ingredientes: 

1/2  chávena de farinha para bolos 
1 pitada  de sal
2 colheres de sopa de açúcar 
2 ovos 
1/2  chávena de leite
 raspa de meio limão.
Misturar bem e verter sobre as maçãs  que colocou sobre a massa quebrada.

Entretanto tenha o forno pré-aquecido,  coloque a tarteira no meio do forno .  Vinte minutos depois  com o forno a 200º C está pronta a retirar. 

Deixe esfriar um pouco e com ajuda de uma espátula, retire da tarteira e coloque num prato para servir. Se tiver, use uma tarteira de fundo amovível.

 E pronto. Fazer um chá, ou café, e eis um momento quentinho,saboroso e de preferência em família, apesar de nem sempre ser possível.



Bom apetite.

Comentários

Mensagens populares