Hamburguers de peixe

Olá, boa tarde!

Quantos de nós não nos vemos "gregos" para dar peixe aos filhos?
Uma maneira de disfarçar o peixe, é fazendo os pequenos filetes de peixe ( dedos de dama), pasteis,  croquetes e até hamburguers.



Na imagem, dois de baixo mais peixe, dois de cima com legumes que acrescentei à massa, já que tenho uma vegetariana em casa e preciso que coma bem.


Para os fazer, pode optar por comprar peixe fresco ( fica sempre melhor) retirar pele e espinhas  e  colocar as lascas do peixe, numa taça.
Pode também comprar filetes, lombos , ou medalhões, geralmente  só os lombos trazem  uma parte da pele, e por acaso uso muitas vezes.
Desta vez, comprei bastante pescada fresca e  para fazer os filetes direitos, muitas vezes temos de cortar pedaços das pontas e é um crime  deitar fora  lombo de peixe, só porque está  um pouco esfarelado ou partido. Assim, fiz dois pratos, os filetes e os hamburgers. Recomendo.

Não custa tentar e o mais que lhe  pode acontecer, foi o que aconteceu comigo, até  aprender a partir os filetes em casa, (depois de levar o peixe  cerca de uma hora ao freezer), foi arranjar pratos para aproveitar esse peixe.
Já aqui coloquei os sonhos, as pataniscas e até  fiz  peixe à Brás...recomendo também.
Tal como a carne picada que não voltarei a comprar, também os filetes são agora  feitos em casa.

Geralmente compro o peixe, coloco uma  hora no congelador e depois de partido com a faca grande  de culinária, retiro cuidadosamente a pele e a espinha central.
É  este método que uso para fazer os filetes. É  muito fácil abri-lo ao meio, na longitudinal, dois de cortar a cabeça. Arranje um pano branco e  coloque sobre o peixe para ajudar a segurar com a sua mão, depois coloca a faca na posição deitada, mais ou menos a meio, e vai abrindo o peixe de ponta a ponta. Depois com a ajuda do mesmo pano, faz o mesmo para retirar a espinha central da outra metade. E faz  o mesmo com o tal pano ( um pedaço de pano lavado) para segurar o rabo e com a faca em diagonal a 25º entra no lombo e ir deslizando para retirar a pele. Fica assim com dois enormes filetes.
Pode usar assim, ou cortar ao meio e depois em  vários. Depois de fazer as primeiras vezes, vai ver como é fácil...pode ainda pedir na peixaria para lhos fazerem. Traga os restos e faça  o tal caldo, para fazer arroz de marisco, pescada no forno,  e tantas outras coisas como sopa de peixe.
As cabeças pode guardá-las, cozer com grelos ou brócolos,  couve...etc . Ou pode  cozer e desfazer, coar e guardar a água da cozedura e as lascas de  peixe, para fazer um arroz de camarão. Faz toda a diferença.
Chama-se um fundo., ou caldo de peixe, também pode usar  para confeccionar e regar os peixes de forno, os  medalhões, lulas, chocos guisados, etc. Tem sempre utilidade. Esfria e guarde num recipiente que possa ir ao freezer.
Como mãe de cinco filhos, foi um grande problema disfarçar  o peixe. Por isso tenho inúmeras receitas que partilharei convosco, porque sei o que custa...






Depois de ter as lascas do peixe ( pode usar salmão, garoupa, bacalhau fresco, atum fresco, corvina, carapau e sardinha, pampo, pargo, peixe espada, já usei vários.alguns são mais gordos, caso da corvina e do salmão e garoupa, por isso, os temperos terão de levar muito sumo de limão e uma colherinha de mel, para disfarçar a gordura natural do peixe).




Depois coloca um pedaço de salsa picada, alho picado, cebola tão picada que ninguém possa senti-la, pimenta preta, gengibre ralado e duas colheres de farinha de milho ou arroz ( assim, não faz mal e não tem quem seja alérgico ao glúten e não possa comer).
Sobre a mistura, coloca  duas colheres de natas e um ovo grande. mistura tudo muito bem e divide em bolas, do tamanho que quiser. Achata ao meio  e faz pressão, para dar a forma dos hamburgers.



Pode fazer mais  vegetarianos e dentro colocar como mostra a imagens, ervilhas, cenoura ralada, espinafres picados etc...o que quiser. E acompanhar com arroz tailandês.  E com uma colher generosa de molho de iogurte caseiro.


Garanto-vos que todos os miúdos adoram...e os graúdos também!

Bom apetite!

Comentários

Mensagens populares