Arroz tailandês


Olá,

Fiz  um dia destes este fabuloso arroz e tantos outros pratos que tenho para aqui colocar.

Desta vez, arroz  tailandês , para acompanhar pratos vegetarianos ou outros. Posso garantir-vos que é muito bom, até para acompanhar uma simples omelete.

Ora vejam o passo a passo.


Corte fino, uma cebola roxa. Acrescente duas colheres de azeite ou óleo e amendoim ou  girassol .

 

À parte coloque água a ferver para fazer um arroz, não esqueça  um pouco de sal na água e só colocar arroz, quando a água estiver fervente.

 

Corte tantos legumes quantos quiser, courgette, chuchu, pepino, etc.

 

Compre antecipadamente um saco de mistura chinesa ou  tailandesa. Passe por água, escorra e coloque sobre a cebola roxa que  deverá ter sido virada várias vezes com ajuda da colher de pau.


 Adicione à mistura os legumes que quiser . Por exemplo  rebentos de soja, curgete, pepino, quadradinhos de abóbora, nabo ou chuchu, cogumelos, etc.

 


Adicione uma colherinha de café de gengibre em pó


Salsa seca ou picada fina, a gosto


 

 Adicione pimenta ( uso preta, gosto mais)

 

Uma colher de açúcar de preferência amarelo ou mascavado.

 

Coloque o arroz na água fervente , não esquecendo o sal. Use sal marinho, é mais caro, mas não faz mal à saúde, pelo contrário, é uma fonte de cálcio.

 


Rectifique temperos, a gosto. Aqui coloquei um pouco de tomilho.

 

Adicione umas duas colheres de sopa de sementes de sésamo.

 Os legumes largam muito líquido. Por isso, coloque duas colheres de farinha de milho ou de  arroz, para os secar um pouco.

 

Comprei também os rolinhos de legumes tailandeses. Pode usar este arroz, cujo passo a passo  vos  coloquei acima, como prato vegetariano, comendo um rolo de legumes a acompanhar.

 

O arroz depois de 12 minutos de cozedura, bem escorrido, ( retirar toda a água com ajuda de um passador metálico grande.)

 

 Ir envolvendo.




Envolver com um garfo, com cuidado, para que a mistura de arroz e legumes, não fique uma papa.






Pode ainda usar o dito arroz, para acompanhar o que quiser. Cá em casa há quem seja vegetariano, outros comem apenas carnes brancas. Por isso, um pedaço de frango assado, fica  lindamente. Poderia ser filetes de peixe,  sonhos de bacalhau, costeleta, bife de peru ou frango, o que quiser.


Bom apetite!

Comentários

Mensagens populares