Pão integral com aveia
Olá, boa tarde!
Hoje pela manhã não tinha pão para o pequeno almoço, à parte a forma de pão para torradas que nem sempre apetece...já que para mim, nem é pão....
Há dias vi na Sic Mulher, na Nigella's Kitchen, uma receita de Irish bread ( pão irlandês), que não precisa ser levedado...para mim, é essa a parte chata do pão. Adoro experimentar receitas de pão, mas estar 14, 16, 24 horas à espera...nem sempre apetece.
Ora bem, tinha todos os ingredientes em casa, geralmente tenho uma lata de cerveja ou uma garrafa, para eventuais pratos de peixe ou carne, porque adoro a combinação da cerveja com natas. Tinha fermento de bolos, farinha integral e apesar de não ter o sour milk ( leitelho) pode utilizar-se o iogurte líquido natural para substituir.
Aderi há duas semanas ao Kéfir, que há muitos anos tinha usado. Ou seja, voltei a usar Kéfir. Por isso, tinha leite fermentado por kéfir ( todos os dias tiro os bagos de Kéfir e vou adicionando o leite fermentado obtido, num frasco e vidro que mantenho no frigorífico. Uso em batidos, com cereais, em bolos, etc...tudo fermenta melhor, já que é um fermento vivo que nos traz aporte de bem estar).
Ainda tenho pouco, deram-me o equivalente a meia colher de sopa, de grão, neste momento e volvidas duas semanas, está no dobro.
Em mais duas semanas já poderei partilhar um pouco. Óptimo para quem sofre de colite ou outros distúrbios dos intestinos.
Ainda referindo o kéfir, como sofro de vesícula muito preguiçosa, ele tem-me trazido muito bem estar, já que os meus intestinos estão a funcionar a 100%...
Voltando ao pão da Nigella Lawson, que passa ( creio que são episódios antigos), na Sic Mulher, na Nigella's Kitchen.
Adorei a ideia de ter um pão feito na hora, sem precisar de levedar. Como referi, precisava de pão para o pequeno almoço...resolvi arriscar e fazer.
Como se preparação:
Ingredientes
- 200 gramas de farinha integral
- 50 gramas flocos de aveia
- 2 colheres de sopa, de óleo ( usei de girassol)
- 2 colheres de sopa, de mel
- 1 colher chá de sal marinho
- 1 colher chá de fermento de bolos ( a Nigella usa bicarbonato de sódio)
- 1/2 chávena de CERVEJA, MESMO SEM GÁS,(pode ser a que se guarda para molhos etc.)
- Completar a chávena com sour milk, eu usei, como referi acima, Kéfir de leite( fica uma espécie de leite fermentado, semelhante ao sour milk/ ou leitelho, ou iogurte líquido macrobiótico.
Numa taça junta-se todos os ingredientes secos.
A farinha, 200 gramas. Tinha experimentado a fazer pão com a receita que vem na embalagem, mas foi um fiasco, porque esta farinha é um preparado para a máquina de pão e como não tenho, usei como farinha normal, mas fui mal sucedida..quem ganhou foram as pombas do bairro onde moro...
As duas colheres de óleo ( já disse que usei de girassol, pode usar-se azeite.
Duas colheres de sopa de mel...use a mesma colher que usou para o óleo e verta o mel sobre ela, este escorre que é uma beleza.
Uma colher de chá de sal marinho ( repare que o sal marinho é mais húmido, já que é um produto natural)
Meia chávena de cerveja
Completar a chávena com leitelho/sour milk, iogurte líquido ou como eu usei, kéfir.
Adicionar à farinha e usar uma colher para mexer.
Adicionar 50 gramas de flocos de aveia. Envolver tudo
Todos sabemos que os grandes chefes de cozinha, fazem muita coisa a olho. Ora a massa não ficou como a Nigella tinha feito no programa, a minha ficou mais líquida, mas como já tinha tido um fiasco com a farinha, confesso que tive medo de colocar mais um pouco, de modo que ficaram estilo scones...
Acrescentei um pouco e flocos de aveia sobre eles.
O forno tem de estar a estalar de quente, ela ( Nigella) fala em 220ºC. pré-aqueci o forno por sete minutos, coloquei o tabuleiro e baixei para 200ºC, a minha cozinha parecia uma sauna...
Claro que a minha cozinha, não é a de Nigella, ou melhor, a que tinha em Chelsea, um dos bairros mais in e luxuosos de Londres, numa mansão de oito milhões de libras, eu sou um mortal normal, não estrela do jet set...por isso me contento e adoro a minha cozinha...:)
.Assim, a minha experiência, como podem verificar, saiu em cheio. Os pãezinhos estão deliciosos. O meu provador mor ( o meu companheiro de 43 anos de vida e marido) aprovou ...aliás, preciso dizer aqui, até o primeiro pão que fiz com esta farinha e que foi um fiasco, ele aproveitou a capa de cima, porque o interior ficou estilo queijo....gosta de tudo quanto cozinho.
Cá estão eles, deu oito (8) pãezinhos...experimentem. não custa nada....e até nem fica caro.
A próxima vez vou fazer com outras farinhas porque esta, como diz a Nigella, está cheia de glúten...tenho que fazer as contas das calorias, depois vou acrescentar.
Bom apetite e um resto de dia feliz. :)
Comentários
Enviar um comentário