Pão de forma fofo e saboroso

Olá, boa tarde e um bom final de semana!!

Fiz pão de forma de novo, desta vez ainda ficou melhor. Fácil rápido e muito, muito bom!! Agora nunca mais o meu pão ficou encruado ou passado demais. O segredo, foi depois que comecei a ver os  vídeos e de  como podemos através deles, tomar atenção à  textura da massa.

Mas também, o tal truque da bolinha de massa  num copo de agua fria, quando ela vem à tona de água, está a massa pronta, depois  é moldar ou enformar, volta a levedar mais meia hora e volta-se a fazer o teste da bolinha de massa ( opcional, eu faço). Assim, não corremos o risco de a massa ainda não estar pronta para ir ao forno. O que faz toda a diferença.

Pré aquecer o forno e colocar o pão para cozer, mas baixar um pouco a temperatura e deixar um tabuleiro com água, na parte debaixo do forno e borrifar o pão que vai cozer, para ficar tostado. O meu cozeu  em forno pré-aquecido a 180ºC, que baixei para 150ºC e por 40 minutos.

Insuportável no verão, mesmo com o dia nublado que estava, mas que não corria ponta de vento...com o forno a 180ºC...ufa...

Uma delícia. Para a próxima vez, vou fazer dois pães, já que se pode congelar, e quando precisamos é retirar,  se for de forma em fatias já cortadas e torrar...uma delícia.



Ingredientes:

( Pode dobrar a receita ou triplicar, se tiver formas, e congelar os pães depois de cozidos, partidos em fatias, em caixas herméticas. Pode congelar por um mês.
Ou colocar no frio, (prateleira do frigorífico mais fria) em saco em fechado e por 4 dias.

3 chávenas de farinha tipo 55 sem fermento
1/2 chávena de óleo ( usei de girassol)
2 ovos médios
1 chávena de leite  morno
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal marinho
Pode adicionar sementes, eu não coloquei, porque era a minha primeira tentativa desta receita.
1 pacote de Férmipan ou um bloco de fermento de padeiro, fresco.

Confecção :

Ligar todos os líquidos, pode fazê-lo no copo misturador ou com a varinha mágica.
Só coloca o sal na farinha  e não junto dos líquidos. O sal, atrasa a fermentação, já o leite morno, acelera.
Numa taça, colocar a farinha, com o fermento misturado em pó, caso use o Férmipan ou o Vahiné, ou esfarelar o bloco de fermento fresco,  ( adicionar aqui o sal) e fazer uma cova.
Ir adicionando a mistura dos líquidos, pouco a pouco, esta deve estar morna.



Bater com a batedeira, durante pelo menos dez minutos, vá aumentando a velocidade. Quando a massa estiver parecida com massa de bolo, elástica, firme mas ainda  mole, está no ponto. Tapar e deixar levedar por uma hora e vinte ( mais ou menos).
É nesta altura que tira um pedacinho da massa, enrole em bolinha e coloque em copo de água fria. Vai ao fundo, mas passado o tempo de levedar, estará ao cimo da água.
Forno pré-aquecido a 180ºC com tabuleiro de água no fundo, e cozer por 25 a 30 minutos. Se colocar o forno a 130º aumente o tempo de cozedura para 45 minutos.


Aqui, o passo a passo. Uso forma forrada com papel vegetal untado com manteiga, porque cheguei à conclusão que fica mais lisa a superfície, quer dos pães, quer dos bolos.










 Espero que gostem...está uma delícia.


Vista por baixo, como podem ver ficou linda.



Vista por cima. Dourada, por ter sido borrifada  e a textura, deve-se ao clima húmido dentro do forno, criado pelo vapor de água do tabuleiro com água.




Bom apetite...:)

Inspirei-me para esta receita com algumas alterações, aqui    :

 https://www.youtube.com/watch?v=D1vI1zS6EOk/
 e aqui :
https://www.youtube.com/watch?v=EqnUJWlVnFw/


Espero que gostem!!

Comentários

Mensagens populares